Aquilo que nunca te contaram sobre a maternidade


Esse texto não é pra reclamar do momento que estou vivendo, mas a maternidade não é bonita como todos romantizam.


Quando uma mulher toma a decisão de não ter filhos todos se acham no direito de dizer o quanto ela está errada perdendo o momento mais incrível e mágico da sua vida.

Quando uma mulher decide ter filhos, ela está sozinha! Por mais que tenha um apoio esteja por perto a criança sempre dependerá unicamente dela.


A maternidade dói, tanto fisicamente quanto espiritualmente. Dói desde o início, cólicas, enjoos, sentir que seu corpo está mudando rápido demais e dói mais ainda na hora do nascimento, seja ele normal ou cesária.


Amamentar dói, ficar sem dormir, não conseguir parar o choro de um ser tão pequeno, ou até mesmo durante o enlouquecimento hormonal. Cada etapa antes e depois, é doloroso e individualista.


Fantasiam uma realidade que não condiz com os fatos. Ninguém conta o quanto é difícil os primeiros dias de cólicas, ou as dores de ouvido, não alertam sobre o surto dentro do período puerpério, momento que os hormônios nos faz sentirmos incapazes e perdidas, somando ainda com as noites em claro e o medo da maternidade.


Medo? Pavor na verdade, você entra em um hospital sendo "você" e sai desnorteada com uma pessoa pequena frágil e indefesa. O que fazer agora? Criar é o que todos dizem, mas não entregam um manual de como fazer. Palpitam, palpitam quando você não precisa, e se intromete na criação quando você sozinha já aprendeu, mas não pode responder mal essas pessoas só querem "ajudar", são família, amigos, desconhecidos na rua, errada é a mãe inexperiente.


Ouvi uma vez de um parente que não confiava minha filha no meu colo, e que eu não sabia pegar e ela foi tirada dos meus braços, não respondi, não podia era família, mas a noite ninguém me viu chorando às 3 da manhã com minha filha no braços.


A maternidade tem seus picos de felicidade, assim como a vida no geral, mas não romantizem, aprendam a equilibrar os dois polos da história. Quando uma recém mãe vê o mundo fora perfeito e o seu desabando acredita que toda a culpa está nela, no fundo todas as mães estão enlouquecendo só que algumas disfarçam melhor.

18 visualizações

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

Platão

Contador de 

Visitas:

Siga o Além dos Muros

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon