Desvendando a Essência


Estamos cotidianamente expostos à informações que surgem por todos os lados, sejam elas verdadeiras ou não. Os poderosos tentam fechar nossos olhos para a realidade e, infelizmente, por vezes isso acontece. Assim, conseguem ocultar seus objetivos egoístas, atrás do que denominam ser boas ações, aparentemente voltadas ao bem comum, porém, na realidade a essência de tais planos é outra. É preciso desvencilhar de influências externas e começarmos a pensar por nós mesmos, sem a interferência de outrem.


Estamos cercados por opressão e injustiça. Por isso mesmo, desacreditamos da força e determinação das massas, subestimando seu potencial. Os governantes aprovam leis que só beneficiam à eles mesmos e zombam da miséria alheia. Porém, dirigem propagandas que mostram o contrário, parecendo ser pessoas engajadas em lutar contra a corrupção e à favor das massas, belos e eruditos discursos são proferidos ao povo.


Diante desse cenário é novamente formada no imaginário da sociedade a ideia de que tudo está correndo bem. Cabe a nós, como membros de um só corpo social, sairmos de nosso lugar comum, ler, pesquisar e buscar entender o que se passa ao nosso redor. Muitas das vezes somos manipulados por conceitos vagos que são transmitidos sem nenhuma comprovação. O que está diante de nossos olhos nem sempre é visto completamente por nós, é necessário analisarmos por todos os ângulos, enxergar além do que é apresentado.


É preciso ir além da aparência e mergulhar na essência da coisa em si, o que não é fácil, justamente por não ser algo possível de ser feito em nosso lugar comum. Assim, é preciso engajamento, interesse e ousadia. Trata-se de compreender os pormenores e desvendar os porquês. Após compreendermos a essência das coisas, a aparência não mais enganará. Sair do senso comum é de vital importância para a emancipação. É preciso buscar por saberes, porque assim nos tornamos pensadores(as) independentes e não sofreremos mais influência alheia em nossas ações. Desse modo, saberemos como lidar criticamente com o meio em que estamos inseridos.


O desvendamento da essência se dá através de uma análise crítica da aparência. Ao adquirirmos pensamento crítico nos libertamos das amarras que tentam colocar. Sendo livres, nossos saberes expandem, quando seremos protagonistas dos pensamentos.

0 visualização

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

Platão

Contador de 

Visitas:

Siga o Além dos Muros

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon