top of page

Entre Humano e Fera

Ao longo da historicidade, a humanidade sempre se deparou com alguns paradigmas que, demarcaram os espaços de circulação entre os sujeitos, produzindo perseguições, impossibilitando a vivência e convivência entre grupos com leituras distintas. Por exemplo, dentro da antiguidade, o paradigma de ser espartano ou ateniense, posteriormente o de ser judeu, ou não ser, ou mesmo as constantes guerras simbólicas, culturais, vivenciadas e praticadas pelas comunidades indígenas antes da chegada dos europeus na América, e depois, o genocídio praticado pelos europeus.


Ao estudar como documento histórico o livro sagrado dos cristãos, a Bíblia, o que mais se torna possível de se encontrar são as guerras entre os inúmeros grupos sociais, são escassos os momentos de paz e harmonia entre os sujeitos. Esses, assim como outros inúmeros exemplos, sejam em grandes, ou pequenas proporções, possibilitam uma importante definição sobre o comportamento histórico e social da humanidade, principalmente no sentido de que, evidência o caráter de rupturas e perseguições constantes entre sujeitos, sem grandes distinções contextuais.


Particularmente, gosto muito de uma reflexão atribuída ao intelectual florentino, Maquiavel (1469-1527), no qual, o escritor de O Príncipe (2015) acreditava na possibilidade de se fazer previsões sobre o futuro da humanidade. As reflexões de Maquiavel se pautavam consideravelmente por meio de uma leitura histórica, e tendo como parâmetro essas leituras, afirmava que, os enredos sociais foram e seriam construídos por homens e, esses sujeitos, segundo o pensador, se parecem muito em suas formas comportamentais, sofrendo poucas e insignificativas modificações.


Por exemplo, seguindo essa linha de raciocínio, ao voltarmos na história encontramos guerras, mortes, genocídios e outras mazelas sociais. Assim, tendo como cartão de visita da história o caráter da violência, não seria difícil imaginar que, as relações de cunho social desenvolvidas no futuro, não seriam muito diferentes daquelas que, caracterizaram as relações desenvolvidas no tempo passado. A partir dessa reflexão, se torna possível atribuir à Maquiavel, um pensamento um tanto quanto pessimista sobre o destino humano. Se por ventura alguém fizer determinada leitura, será eminentemente compreensível.


Porém, prefiro o conceito de realista para se pensar as atribuições do intelectual florentino, principalmente pelo fato de serem oriundas de uma sistemática leitura histórica, como fora demonstrado, e também, muito em virtude de o mesmo se encontrar mergulhado em um contexto de sucessivas guerras entre as incipientes nações europeias. Depois do contexto de atuação de Maquiavel, embora não podemos considera-lo um defensor de uma denominada paz universal, o que temos acompanhado é o ser humano se digladiando, destruindo-se por meio de grandes, ou pequenas guerras, algo que ele percebia ao voltar seus olhos para o passado.


Nós, historicamente e não muito diferente no tempo presente, estamos equidistantes de alcançarmos a sonhada humanidade. Ao fazer determinada afirmação, lembro-me de alguns dos escritos do poeta cubano José Martí (1808-1842), principalmente quando afirma que, convivemos cotidianamente com uma fera interna no qual, em muitas ocasiões essa fera nos domina, alguns conseguem controla-la, outros são inteiramente dominados por ela. Para o escritor cubano, um dos grandes desafios do ser humano era conseguir manter o controle sobre a fera, se eventualmente conseguisse, a humanidade caminharia para idealizada e sonhada fraternidade. Porém, Martí não deixava de reconhecer uma certa utopia em suas próprias reflexões, principalmente no que tange o idealizado domínio humano sobre a fera.


Seguindo as diretrizes de José Martí, e também de Maquiavel, acreditar em uma paz universal, quando os seres humanos possam viver em harmonia, respeitando as diferenças socioculturais e toda a carga de valores envolvidos nesse conceito, configura-se, a meu ver, um sonho muito distante de ser realizado. Assim, sem a pretensão de ser anacrônico, continuamos parecidos com os nossos antepassados, sendo dominados pela fera que habita em cada um de nós.


A perspectiva nenhum pouco otimista, além de não ser original, não significa um convite para deixarmos o mundo transcorrer de forma ‘natural’, pelo contrário, acreditar na possibilidade de construirmos uma sociedade menos egoísta e consequentemente mais humanizada, configura-se como um desafio importante para a nossa contemporaneidade. Mesmo reconhecendo que, os períodos de paz, sempre foram importantes exceções entre nós.


Ao observamos o nosso passado e, com muita tranquilidade o tempo presente, não nos surpreenderemos com a afirmação que finaliza o parágrafo anterior. Provavelmente, o ato de reconhecer a violência que nos assola, com a qual convivemos cotidianamente em nosso meio, pode ser uma das alternativas para superarmos a nossa histórica crise humanitária. Pode ser. Não tenho muita certeza de viabilizar concretamente essa hipótese. Porém, em momentos de crise, as hipóteses não podem ser descartadas.


Boa Semana para vocês!

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page