top of page

O Conceito de Representação: Lula e o povo brasileiro

Não há como, é inevitável não falar de Lula, e do julgamento que condenou-o à mais de doze anos de prisão. A condenação era previsível, não pelo que dizem que fez, mas pelo de fato de representar muito, enquanto sujeito.



Recentemente fui interpelado por um colega, porque escrevi um texto, dizendo que Lula representa os anseios da população pobre do país. Para fazer determinada afirmação, procurei ouvir várias pessoas, identificando na prática a aceitação popular do ex-metalúrgico. Lula encarna um ideal de pessoas que viram suas vidas transformadas por meio das políticas públicas do “Lula do PT”. O leitor atento, deve ter percebido, reproduzo à mesma frase que utilizei no texto anterior.


Mais do que evidenciar um personalismo em torno do partido, a frase “Lula do PT”, apresenta um ideal de autoafirmação do sujeito, ao se reconhecer como sujeito. Para entender melhor o sentido da frase, é necessário uma retrospectiva em torno da memória, pensando na vida da maioria da população, antes e depois de Lula.


Endosso a crítica de muitos setores da esquerda, quando afirmam que as políticas públicas do PT poderiam ter sido, de fato, audaciosas. Não há dúvida enquanto ausência de enfrentamento, por exemplo, ineficiência da Reforma Agrária, Tributária, na Reforma da Moradia Urbana, na Democratização da Mídia. Poderiam ter feito mais investimentos na educação básica, e outros temas não enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores. Porém, está na mente do pobre racional, o seguinte preceito: “Antes de Lula a vida era muito difícil”.


A conciliação adotada pelo PT é constantemente criticada, e as críticas são necessárias, porém, ficam no campo teórico, porque na prática, as pessoas entendem a importância de “Lula do PT”. Reconhecimento, pelo fato de grande parte ter tido a primeira pessoa da família à fazer um curso de graduação, por terem presenciado seus filhos(as) pedindo uma alimentação saudável e terem tido a condição de fornecer o alimento, importância reconhecida por verem suas identidades culturais sendo valorizadas em sala de aula, por terem tido condições de olhar para uma casa e dizerem: “Essa casa é nossa”.


Reconhecem a importância ao verem suas casas abastecidas com água e energia, entendem que sem Lula, seus direitos trabalhistas não seriam reconhecidos. Até não tem mais medo de avião, quem pensou que nunca chegaria perto de um. Olha só!. Quando as pessoas reconhecem a relevância do sujeito, entendem por meio dele a representação de um ideal, qual seja? “Nós somos gente, e isso ninguém tira de nós”. Para se compreender a importância de Lula para as pessoas pobres, é necessário dois procedimentos, o primeiro é conversar com pessoas que possuem sentimento, e ser sensíveis aos seus argumentos, e o segundo, recorrer às lembranças da sua própria memória.


Lula, provavelmente será preso, impedido de concorrer ao cargo presidencial, sua biografia será motivo de escracho dos grandes veículos de comunicação, ridicularizada por representantes das frases prontas e outras excentricidades do contexto atual. Entretanto, o ideal de representação de Lula permanecerá, porque quem já sofreu nessa vida, sabe reconhecer e valorizar quem ajudou a minimizar o sofrimento.


Abraço e boa semana para vocês!.

89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page