top of page

Ser Mulher


O lugar ocupado por nós mulheres no cenário social, nos possibilita ver o quanto ainda somos inferiorizadas e o quanto o machismo está presente em nosso cotidiano, sendo a desigualdade salarial um dos exemplos mais evidentes. Em todos os âmbitos, nós possuímos pouco espaço, pois a ideia de que lugar de mulher é na cozinha, infelizmente, ainda é muito propagada, os progressos de nossa sociedade não à tornou mais consciente com relação à necessidade da valorização do potencial feminino.


Ter um dia no ano que seja considerado nosso é realmente incrível, finalmente somos valorizadas e até parabenizadas em nosso local de trabalho. No entanto, ao se findar o grande dia, a rotina da luta feminina retorna, porque uma única data não apaga as marcas de uma vida inteira de opressão/segregação não muda nossa realidade machista e opressora e não nos dá a garantia de um futuro diferente do que vivenciamos.


Ser mulher em uma sociedade como a nossa é sofrer e combater diariamente o machismo, é lutar em dobro para adquirir nosso espaço, é receber olhares repreensivos por sermos mulheres e não nos contentarmos com o lugar que julgam ser o nosso, que é a cozinha. Entretanto, ser mulher em nossa sociedade é, acima de tudo, ser guerreira, saber o próprio valor, mesmo quando apenas uma pequena parte do corpo social o reconheça e o considere, é saber lutar para a obtenção do sucesso nos objetivos, é destruir barreiras e preconceitos, é quebrar, literalmente, o sistema. Talvez a música cantada por Erasmo Carlos represente o valor feminino: "Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda! eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas".


Me orgulho por ser mulher e poder dizer à outras mulheres que somos fortes e os obstáculos que enfrentamos cotidianamente enfraquecem-se cada dia mais, juntamente com e pelo aumento de nossa força e determinação. Parabéns para as mulheres que lutam constantemente contra a opressão e que buscam incessantemente sua autoafirmação na sociedade.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page