top of page

Manifesto por uma educação que pense em nós




ree
“Sempre fui sonhador quando pivete meu sonho era ser jogador de futebol, vai vendo, mas o sistema nos limita de tal forma que tive que fazer minha escolha sonhar ou sobreviver”.

O trecho da música "A vida é um desafio" dos Racionaiś MC descreve a realidade de muitos jovens de escolas públicas e de baixa renda,que enfrentam a desigualdade social entre trabalhar ou estudar para sair de sua realidade.


A educação de qualidade é direito de todos e dever do estado, previsto no Artigo 205 da Constituição Federal. Porém o cenário educacional brasileiro se encontra com seus desafios, tais como a verba exigida para o ensino não chegar ao destino de fato, condições socioeconômicas e falta de recursos básicos.


O sistema segue com um alarmante dado (3,9%) de repetência e (5,9%) evasão escolar,durante a pandemia de 2021 a 2023 .Os mais afetados são pessoas em vulnerabilidade.


Segundo o INEP os “alunos que migraram para a rede pública durante a pandemia, voltam para a rede privada” Isso é alarmante pois mostra o grande descaso com o ensino da rede pública em comparação ao privado. O problema não é a escola em si, mas no modelo educacional imposto nas escolas públicas. O novo modelo de ensino médio teve como proposta dar aos estudantes a opção de escolher as matérias relacionado à área que ele deseja seguir para ingressar no mercado de trabalho, no entanto, na prática, impõe maiores dificuldads para que o estudante ingresse na universidade.


A proposta do novo ensino médio é problemática desde o papel, uma proposta que não foi discutida com os profissionais da área. Como algo foi implantado sem antes ver como isso iria afetar os demais? No caso dos alunos e professores da rede publica.


Aumento da carga horária escolar e mudança na grade, diminuir aulas fundamentais e inserir mais aulas como as de trilhas e eletivas. Já foi comprovado que mais tempo em sala de aula não é sinônimo de qualidade, as escolas públicas não tem verba para isso e muito menos infraestrutura. "Eu nunca tive chances, minhas pernas são tão curtas” a canção do grupo sul coreano BTS, faz uma crítica a desigualdade, se encaixa muito bem no cenário que brasileiro de jovens de escolas públicas enfrentam. Tendo de competir com alunos da rede privada, onde sua maioria é cheia de privilégios. Seja em vestibulares, currículos ou trabalhos. O aluno da rede pública tem que ser dez vezes melhor. Como competir com pessoas que estudam em escolas com metodologias objetivas ao invés de matérias e disciplinas que, em sua maioria, não agregam de fato, tais como trilha e eletiva.


Essa diferença de ensino que estão fazendo entre o privado e o público, graças ao novo ensino médio, fará com que a maioria das escolas sejam privatizadas. Pois se se a educação pública é “ruim”, pra quê estudar nelas? A educação não é mercadoria.


A reforma do novo ensino médio foi algo pelo qual alunos e professores lutaram muito, mas esse não é por esse que lutamos tanto. Uma educação de qualidade, que busque abranger todas as necessidades dos estudantes, não só as necessidades que o estado acha que temos.


De fato, não é sábio mantê-lo, precisamos urgentemente de ações que nos tragam melhorias, caso contrário “nós, alunos hoje, seremos só mãos de obra no futuro”. Nós, alunos lutamos por uma escola com ensino de qualidade, lutamos por algo que é de direito nosso e é dever do Estado nos ouvir. Desse modo é dever do Estado, juntamente com a sociedade buscar um meio de solucionar isso para a população geral não só para uma pequena minoria.


Texto de:

Thalyta Pereira Conceição (Kim)

(Estudante do 2º ano do Ensino Médio em Primavera do Leste - MT)

13 comentários


Nancy Smith
Nancy Smith
28 de ago.

Reading this powerful reflection on how many young people especially from under-resourced communities must choose between dreaming and merely surviving deeply resonated with me. The stark reminder that educational inequality still shadows so many, with alarming school repetition and dropout rates during recent years alemdosmuros, stirred memories of my own professional uncertainty those nights spent wondering if I could pay someone to write my resume, not as an easy way out, but as a gentle bridge toward reclaiming hope and opportunity when confidence waned. Because sometimes, in a world too quick to judge, all it takes is a caring hand to help each of us tell our story and access our fullest potential.

Curtir

Mollie Talbot
Mollie Talbot
26 de ago.

UniCCM provides a professional-level course on delay analysis for those in the built environment. Learners will study the various delay types, assessment frameworks, and reporting standards used in construction litigation. This structured program helps professionals become delay experts ready to support complex claims. Designed for flexible learning, it’s accessible anytime, anywhere. Discover more on UniCCM’s learning platform.

Curtir

Lisa John
Lisa John
25 de ago.

This article emphasizes the significance of an educational framework that prioritizes inclusion, equity, and the real-life experiences of every student. Similar to how careful guidance improves educational results, students occasionally require organized support to manage difficult coursework. Services such as take my online course for me from Us Online Class Taker can offer valuable assistance.

Curtir

Alena Walker
Alena Walker
23 de ago.

Reading your powerful words about education and community got me thinking about my own journey through graduate school how the weight of deadlines and ideas poured over countless nights with little clarity. That’s when the thought to write my master dissertation felt less like a plea and more like a search for companionship someone to help shape my scattered thoughts into a meaningful, coherent narrative that reflected both the struggle and my aspirations.

Curtir

sophia taylor
sophia taylor
04 de ago.

This post really captures the importance of inclusive and forward-thinking education. While working on an assignment related to educational reform, I explored similar ideas and realized how much depth this topic holds. During that process, I searched for help to write my assignment and came across Affordable Assignments, a helpful resource for academic support.

Curtir
bottom of page